Tecnologia e Arte na Educação

O Circuito Telinha na Escola é um conjunto de ações de formação de professores da rede pública realizado pela equipe pedagógica da ONG Casa da Árvore Projetos Sociais, em parceria com Instituto Vivo, Fundação Banco do Brasil e com o apoio dos Núcleos de Tecnologia de Educação (NTE’s) de vários estados e cidades brasileiras. O projeto busca estimular os professores a incorporarem o processo de produção de vídeo com celular e a utilização das redes sociais em suas práticas pedagógicas e assim construírem, junto com seus alunos, uma nova forma de ensinar e aprender.

Iniciado em abril de 2010 e realizado até novembro deste ano, em 12 cidades nos Estados de Tocantins, Goiás, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Rio de Janeiro e Sergipe, as oficinas do Circuito Telinha na Escola reúnem momentos de reflexão e discussão sobre os desafios para educação numa sociedade em rede, exercícios práticos de familiarização com tecnologias e técnicas de produção de vídeo de bolso (incluindo linguagem audiovisual) e mapas multimídia, de produção de blogs e para utilização de ferramentas on line, como repositórios de arquivos, redes sociais e servidores de streammer gratuitos.

Entre as práticas de produção destacam-se a produção de micrometragens de ficção a partir da adaptação de obras literárias regionais, como contos e poesias. Nesse exercício os educadores vão identificando em todas as etapas de produção (pesquisa, concepção de roteiro, distribuição coletiva do trabalho, produção das ilustrações, fotografia com o celular, processamento da imagem, desenvolvimento da narrativa, gravação de áudio, edição de áudio e vídeo e a difusão do produto final através de redes on line e off line) as situações que permitem a associação do aprendizado tecnológico aos conteúdos curriculares. Desta forma os educadores chegam, por experiência própria, a processos de produção de conhecimento que favorecem o desenvolvimento de habilidades metacognitivas de seus alunos.

A formação dos educadores inclui ainda um momento dedicado ao planejamento pedagógico partir das novas tecnologias. Após experimentarem diversas técnicas de produção de arte digital e refletirem sobre seu potencial pedagógico, os participantes das oficinas são orientados a desenvolverem coletivamente projetos de produção pedagógicos ou sequências didáticas apropriando-se dos processos de produção de vídeo de bolso e outras técnicas, como facilitadores da construção colaborativa da aprendizagem.

Desta forma o Circuito Telinha na Escola, além de proporcionar a mais de 500 educadores da rede pública brasileira a experiência de produção de arte digital, proporcionou também a sistematização destas experiências pelos próprios participantes, a fim de criar mais ferramentas facilitadoras à reaplicação e à multiplicação deste conhecimento artístico e tecnológico nas centenas de escolas beneficiadas indiretamente.
Outra estratégia para facilitar o desdobramento da formação proporcionada pelas oficinas em ações escolares foi a criação de um grupo de discussão, dentro da Rede Vivo Educação, uma rede social de educadores construída sob a plataforma NING. Neste ambiente os professores participantes do Circuito puderam interagir, não somente com professores que participaram das oficinas em outros estados, como também a educadores responsáveis por inúmeros projetos educativos inovadores.

Em várias ocasiões, as oficinas do Circuito Telinha na Escola contaram com a participação de outros atores sociais locais como estudantes e professores de universidades públicas, formadores dos Núcleos de Tecnologia em Educação, além de facilitadores de projetos ligados a educação não escolar. Esta prática ocorreu naturalmente nas primeiras ocasiões mas, posteriormente, foi adotada com ação estratégia para o fortalecimento de uma rede de colaboradores locais com condições de contribuírem em âmbito escolar.

Conteúdo Abordado nas Oficinas

- Novos desafios da educação na Sociedade de Rede;
- Interface Educação e Cultura Digital – Novo Aluno;
- Celular & Internet – novas narrativas;
- Técnicas de gravação, manipulação e edição de vídeo e fotografia utilizando aparelhos celulares;
- Técnicas de gravação digital, edição de áudio e sua reprodução em aparelhos celulares e outras mídias;
- Características técnicas da imagem e som digital – formato, dimensões e peculiaridades;
- Princípios da concepção de roteiro;
- Finalização para web e mídias portáteis;
- Desenvolvimento e apropriação pedagógica de blogs e rede sociais;
- Sistematização da experi6encia através da produção de projetos pedagógicos e sequências didáticas multidisciplinares.

Carga horária: 20 horas, divididas em 4 períodos de 5 horas.