sexta-feira, 21 de outubro de 2011

E o Circuito Telinha chegou à capital federal!

Nossa semana de 18 a 21 de outubro foi no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) do Guará. Estivemos na companhia de 24 professores de escolas públicas da capital federal que compartilharam conosco suas impressões sobre as atividades que desenvolvemos.

Foram dias de troca e depoimentos legais sobre o despertar para um uso mais criativo de ferramentas que alguns deles já conheciam; sobre a perda do medo de navegar pela web e "fuçar" em seus próprios celulares; sobre o surgimento de ideias novas para planejamento de aulas mais interativas e a multiplicação destes conhecimentos com a escola que pertencem. 

Confira!

Aurenivia Mendes é professora do quinto ano, da Escola Classe 2 do Guará e disse que quase todas as crianças da escola em que trabalha tem celular e por isto torna-se importante aproveitá-lo em alguma atividade. "Nós já estamos planejando uma aula para as crianças envolvendo o bluetooth, o blog e a produção de vídeos de bolso. Estou levando deste curso muitas idéias para planejar aulas mais interativas".
 
As professoras Cássia Neves e Rosângela Martins, de Sala de Recusos Generatista da Educação Inclusiva, do Centro Educacional 03 do Guará,  já tinham a idéia de trabalhar uma adaptação para vídeo do clássico "O patinho feio" e que ser tornará "O patinho diferente". A intenção delas é apresentar este vídeo no próximo show de talentos da escola. Só que estavam sem saber como fazer e por isto destacaram com entusiasmo a parte prática do "saber fazer vídeo", um dos temas da oficina do circuito. 

Rosângela Martins destaca ainda que aprendeu a perder o medo das tecnologias "a gente mexe aqui, mexe acolá e com isto aprendi a navegar, a fuçar no celular sem medo, enfim, comecei a ficar mais audaciosa (risos)" Já a professora Cássia destacou que "nossa Telinha já cresceu! Por exemplo, o autista já usa com frequência a câmera de vídeo do celular dele , eles registram tudo. A partir de agora vamos aproveitar melhor as ferramentas do celular como recurso pedagógico."


Já para o professor de educação fícisa da AABB comunidade de Brasília, Pedro Henrique Castro Lazo, participar do "Circuito Telinha na Escola" foi uma oportunidade para aprender a como despertar o interesse dos participantes nas oficinas que a AABB oferece " Acredito que a tecnologia em geral precisa ser usada em todas as disciplinas.Na educação física podemos fazer nosso próprio blog e inserir uma gincana divertida, com vídeos e informações sobre como trabalhar com as mídias, o que poderá atrair bastante a participação de nossos alunos, que tem idade variada."



Leila Ribeiro de Souza,professora de geografia Centro de Ensino Fundamental 01 do Guará, , disse que  ainda está pensando em como adaptar pedagogicamente tudo que aprendeu no Circuito em uma aula de geografia. Para ela “ o desafio de atingir meus alunos pela linguagem que eles já dominam é fantástica” . Apenas reclamou que as atividades do circuito precisariam ser desenvolvidas com carga horária maior “precisamos de mais tempo para assimilar tantas informações”.






Suzana Cezarina da Cunha Laya é professora de ensino fundamental 1,  da Escola Classe 02 do Guará, e garantiu que aprendeu a mesclar as novas tecnologias com o tradicional de uma sala de aula.“Brincando com celular foi possível compartilhar por bluetooth poemas criados por nós mesmos.Em sala de aula, pretendo incentivar meus alunos na criação de outros textos".




Cristiane Félix Silva, professora de informática, Centro Educacional 03 do Guará, participar do Circuito proporcionou a ela integrar sua prática pedagócia com as tecnologias que despertam mais interesse no aluno. "Em nossa escola já estavamos planejando a produção de um curta metragem e o curso me despertou sobre a possibilidade de executar esta ação a partir dos aparelhos celulares. Me despertou também para outras possibilidades mais criativas de aplicação de ferramentas que eu já conhecia como blog, mapas e editores de vídeo. O curso foi muito produtivo, dinâmico, com grande interatividade e me sinto mais motivada em aplicar estas tecnologias de uma forma mais criativa."

Fotos: Paulo Gomes da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário