sexta-feira, 19 de novembro de 2010

VIVO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ E ONG CASA DA ÁRVORE LEVAM NOVAS TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ÀS SALAS DE AULA


Projeto Telinha na Escola consiste em propor aos alunos e professores uma abordagem diferenciada de ensino a partir da produção de filmes feitos por celulares (pocket movies)

O Instituto Vivo, ONG Casa da Árvore Projetos Sociais, Fundação Banco do Brasil e a Universidade Federal do Pará (UFPA) receberão entre os dias 16 e 19 de novembro, no Centro de Convenções da Universidade, cerca de 40 alunos dos cursos voltados para comunicação e ensino para um laboratório de educação e arte digital.  A iniciativa propõe aos universitários uma nova forma de aprendizagem ao utilizar novas tecnologias no ambiente escolar. 
  
Os participantes, também chamados de multiplicadores, participarão de oficinas de produção de arte digital, como a produção de vídeos de bolso - concebidos a partir da utilização de dispositivos móveis disponibilizados pela Vivo- e de brincadeiras multimídias que possam ser reaplicadas como processos de aprendizado em ambientes escolares. Além disso, serão estimulados a se conectar na Rede Vivo Educação (http://vivoeduca.ning.com) para propor, discutir e experimentar novos processos de aprendizagem em redes com outras pessoas conectadas neste ambiente digital.

Na programação da oficina, além das técnicas básicas de todo o processo de produção audiovisual, os participantes vão aprender técnicas para apropriação pedagógica de mídias locativas, como a produção de mapas colaborativos. Ao final, os educadores também vão desenvolver sequências didáticas multidisciplinares, a partir das técnicas e tecnologias trabalhadas para que possam ser reaplicadas em sala de aula. 

Todo o treinamento será ministrado pela equipe da ONG Casa da Árvore, que desde 2007 desenvolve projetos de educação e artes digitais no Tocantins e outros estados brasileiros. Vale destacar que com o Circuito Telinha na Escola, centenas de professores estão aproveitando o interesse e as habilidades que os jovens têm com a tecnologia e tornando a escola e o aprendizado mais interessantes e criativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário